A virtualização de servidores permite que os usuários maximizem os recursos físicos da forma mais eficiente possível. Uma das funções de virtualização do servidor, seria a execução de vários sistemas operacionais virtuais independentes em um único servidor.

Virtualização de servidores transforma hardware em software, criando um recurso de hardware virtual em um servidor baseado em x86 que integra CPU, memória RAM e discos rígidos.

Como se parece uma configuração de virtualização de servidores?

A camada de partição do servidor físico faz com que você possa executar múltiplos servidores virtuais simultaneamente em um único servidor. Os recursos do seu servidor físico são usados pelos servidores virtuais de uma maneira controlada. Os servidores virtuais são isolados de outros servidores virtuais em um sistema, deixando-os não serem afetados pelas ações dos outros servidores virtuais.

 

Como a solução de servidores virtuais beneficiam minha organização?

A virtualização de servidores pode ajudar sua organização a:

  • Aumentar a utilização do servidor;
  • Centralizar o controle de toda a área de trabalho do sistema operacional e seus aplicativos;
  • Reduzir o consumo de energia e de refrigeração;
  • Melhorar o controle de vírus e de malware;
  • Simplificar o gerenciamento do sistema operacional e atualização de patches;
  • Reduzir o roubo de dispositivos;
  • Aumentar a segurança de dados e o acesso remoto.

 

Como posso ajudar a minha empresa com a solução de servidores virtuais?

Ao considerar a virtualização de servidores, é importante fazer as seguintes perguntas:

  • Que dispositivos serão necessários e como eles serão utilizados?
  • Quão seguras são os seus dados e dispositivos de computação?
  • Quanto você está gastando em energia?
  • Como você está gerenciando a entrega de aplicativos e atualizações do sistema operacional?

 

O que compreende uma solução de virtualização de servidor?

Uma solução eficaz de virtualização de servidores utiliza vários componentes:

Plataforma A mais popular plataforma de virtualização é o Hypervisor e é executado sem o uso de qualquer sistema operacional. Uma plataforma alternativa conhecida como virtualização hospedada requer um sistema operacional sob o software de virtualização de servidores.
Servidor Embora seja possível usar o hardware dos servidores existentes em alguns Data Center, a maioria das empresas normalmente trocam para atingir maiores velocidades de processamento e capacidade de memória. Opções de hardware de servidores incluem: rack ou lâmina, 2-way, high-end ou servidores de 16 vias ou processadores baseados em AMD ou Intel.
Storage Compartilhado Para obter o máximo de funcionalidade do seu ambiente de virtualização, é necessário um armazenamento compartilhado. Protocolos de armazenamento incluem fiber channel, iSCSI e NFS. Opções de unidade incluem SATA e discos SAS, bem como tecnologia de interconexão, que inclui SAS e fiber channel.
Network Compreender o seu ambiente de rede é fundamental, pois certas características de virtualização de servidores agora exigem conectividade Gigabit. Novas tecnologias, como Fiber Channel over Ethernet (FCoE), pode reduzir o número de conexões Ethernet por servidor.
Licenciamento O Licenciamento de software é muitas vezes o componente mais incompreendido em uma implementação de virtualização de servidores. Cada licenças de software e cada sistema operacional tem suas próprias regras de licenciamento. Trabalhando com um especialista em licenciamento ajudará a garantir o cumprimento dos requisitos dos fabricantes.
Suporte Em qualquer solução de virtualização de servidores, múltiplos componentes terão de trabalhar juntos. A maioria das plataformas de virtualização de servidores exigem a compra de apoio com cada licença de software.